Espaço de convívio e partilha de notícias e opinião entre baguinenses e/ou sobre Baguim do Monte. Blog que se pretende plural alimentado por co-autores. Envio de notícias ou artigos de opinião para publicação: BaguimdoMonte@sapo.pt
Sexta-feira, 24 de Março de 2006
The Sequel - Ou traduzido para português – A Procura das Árvores Perdidas.

Após uma afincada procura na Internet, onde encontrei apenas a referencia ao artigo anteriormente publicado neste mesmo espaço, e onde esperaria encontrar mais alguma referência ao dia da árvore em Baguim do Monte, passo a transcrever um texto extraído do site da Câmara Municipal de Gondomar, o único referente ao nosso concelho:

Enquadrado na comemoração de mais um Dia Mundial da Árvore e da Água, celebrados anualmente a 21 e 22 de Março respectivamente, convidou a Câmara Municipal de Gondomar e a empresa Águas de Gondomar, S.A, os Jardins de Infância e as Escolas EB1 do concelho a participar nas actividades lúdico-pedagógicas alusivas a estes dias, que decorrerão este ano no dia 17 de Março, na Quinta das Freiras, freguesia de Rio Tinto.

A iniciativa decorrerá entre as 9:30 e as 13:00 e entre as 14:00 e as 17:00 horas, estando prevista a presença de 10 escolas do concelho, num total de 250 alunos.

São diversas as actividades propostas, no entanto, todas têm como intuito a sensibilização dos participantes para a conservação e preservação dos recursos naturais, nomeadamente neste caso, a floresta e a água.

Actividades:

* Realização de um workshop denominado “Um conto na Floresta”, dinamizado em sessões de 45 minutos por Luís Macedo. O workshop narra uma história infantil associada aos seres vivos que habitam a floresta, sendo este conto animado com os sons da floresta recriados a partir da construção de instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis.

* Dinamização de sessões interactivas de cerca de 30 minutos alusivas ao tema da água dentro de um insuflável. No insuflável existe um sistema de projecções que reproduzem imagens esféricas que envolvem as crianças na história que está a ser contada proporcionando-lhes um cenário semelhante ao real.

* Realização de um atelier denominado “Brincando com os 5 sentidos”, onde de uma forma lúdica sensibilizamos as crianças para a preservação da floresta e da água.

* Demonstração da actividade dos Sapadores Florestais na protecção da mata e prevenção dos fogos florestais.

* Largada de pombos com mensagens elaboradas pelas crianças.

Conclusão:

Ou preciso de um curso de pesquisa na Internet ou ainda bem que os baguinenses dão a conhecer as actividades da Junta local através do Observatório de Baguim, já que mais ninguém o faz, i.e. nem câmara, nem Lipor, nem junta… Pena é que esses mesmos baguinenses consigam ser criticados pelos que são beneficiados pela divulgação destas notícias. Poderia ainda ser muito mais cáustico pela ausência de mais artigos, mas ainda confio no líder do executivo local.

Estefânio Pinto



publicado por BaguimdoMonte às 20:09
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De Anónimo a 27 de Março de 2006 às 20:18
Caro Estefânio Pinto, complementando o meu comentário anterior e para facilitar o acesso às notícias deixo-lhe aqui o caminho a seguir:
www.jf-baguimdomonte.com --- Espaço Junta --- Actividades Realizadas --- Dia da Árvore comemorado nas escolas (ou na sede da Junta).
P.S.- Já agora visite as NOTÍCIAS e inscreva-se na " corrida de carros artesanais".
Com os meus cumprimentos, Nuno Coelho


De Anónimo a 27 de Março de 2006 às 23:15
Nem precisa fixar o endereço. Neste Blog, na zona esquerda, de links, lá está o apontador para o site da Junta de Freguesia. Como outros. Cumprimentos


De Anónimo a 27 de Março de 2006 às 19:57
Caro Estafânio Pinto, quero dizer-lhe que por vezes nem tudo o que parece...é. O Filipe Matos (aproveito para felicitá-lo) já lhe deu uma resposta acertada mas convido-o, a si e aos Baguinenses, a visitar o site da junta de freguesia, que está actualizado e a verificar que tal actividade referida por si (no artigo) teve lugar e foi publicitada. Como deve compreender não podemos publicitar as actividades em jornais diários pois acarreta muitos custos.
Com os meus cumprimentos, Nuno Coelho.
www.jf-baguimdomonte.com


De Filipe Matos a 25 de Março de 2006 às 14:29
Caro Amigo Estefânio, as actividades existem, mas a informação demora a chegar às pessoas e aos munícipes de Gondomar e mais propriamente aos fregueses de Baguim do Monte. Foi com esse intuito, que a Câmara Municipal de Gondomar, através dos seus Pelouros da Cultura e da Juventude, tem vindo a criar várias bases de dados e mailing list de todos munícipes, que estão interessados em receber e conhecer as actividades culturais, desportivas e recreativas, que se realizam em Gondomar. Por isso, se estiver interessado em receber gratuitamente a agenda mensal de Gondomar, envia o seu nome, profissão, morada, código postal, localidade, telf, telm, fax e email, para: Câmara Municipal de Gondomar - Pelouro da Cultura, Praça Manuel Guedes - 4420-193 GONDOMAR. Caso pretenda receber noticias via correio electrónico, envie um email para casadajuventudegdm@hotmail.com ou c.m.gondomar@mail.telepac.pt, dizendo apenas que deseja receber a newsletter.
Com os melhores cumprimentos, Filipe Matos


Comentar post

pesquisar
 
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Freguesia de Baguim do Mo...

Dia Mundial do Idoso em B...

Assembleia de Freguesia

Reunião Pública da Junta ...

Encontro de música tradic...

I SARAU DE DANÇA

Feira do Livro em Gondoma...

Trilhos Cruzados em Maced...

Trilhos Cruzados em Arrif...

Grupo Desportivo de Bagui...

18º Festival Nacional de ...

Bairro do Pe Américo à ve...

Estrelas de Baguim vence ...

Reunião Pública da Junta ...

Pe. Vieira Cavadas: 50 an...

links
arquivos

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

as minhas fotos
blogs SAPO
subscrever feeds