Espaço de convívio e partilha de notícias e opinião entre baguinenses e/ou sobre Baguim do Monte. Blog que se pretende plural alimentado por co-autores. Envio de notícias ou artigos de opinião para publicação: BaguimdoMonte@sapo.pt
Quarta-feira, 17 de Maio de 2006
Obras no cemitério – Afinal havia outras…

Depois da leitura de um artigo anteriormente publicado neste espaço, pareceu-me oportuno divulgar as obras previstas no plano de actividades do ano de 2006 disponível na página da Junta de Freguesia. Assim teremos:

Aquisição de equipamento para a Capela Mortuária
Aquisição de ar condicionado para a Capela Mortuária
Aquisição de  equipamento de apoio à manutenção do Cemitério
Aquisição de árvores, plantas e arbustos para embelezamento do Cemitério – a plantar no espaço libertado pela remoção dos bunkers, sempre fica mais bonito e mais económico
Iluminação e sonorização do interior do Cemitério – O horário vai ser alargado para depois das 17h00? Quem vai ser responsável pela escolha das músicas? 
Criação de novos espaços ajardinados e manutenção dos existentes – Não sabia que existiam espaços ajardinados no cemitério para se ter que proceder à manutenção. 
Pintura dos Muros Interiores e  Exteriores do Cemitério
Construção de Infra-estruturas para Jazigos – Buracos?
Construção de Infra-estruturas para Mausoléus e Capelas – Mais buracos?
Colocação de corrimãos nas escadas de acesso aos diversos patamares do Cemitério – Está feito! 
Executar placas envolventes das sepulturas (Cintas), com vista a uma maior uniformização do Cemitério
Colocação de sinalética informativa da distribuição orgânica do Cemitério – Estou para ver o que vão lá escrever…

Reformulação do espaço de atendimento e secretaria que apoia o Cemitério – Obras na junta? 
Homenagens
Diligenciar junto das entidades competentes (C.M.G, Protecção Civil e proprietários) para a existência de uma faixa de terreno envolvente ao perímetro do Cemitério livre de construção, árvores e mato conforme Lei em vigor
Diligenciar junto da C.M.G. o alargamento do actual parque de estacionamento de viaturas – Em execução
Diligenciar junto da C.M.G. a reformulação da distribuição urbanística do espaço envolvente ao Cemitério - ????
Diligenciar junto da C.M.G. a abertura de um novo arruamento de acesso ao topo norte do Cemitério com ligação à Rua das Covas
Diligenciar junto da C.M.G. a construção de uma nova Capela Mortuária – Tem lógica, fazemos obras na velha para depois construírem a nova.

 Ainda faltam sete meses para que estas obras estejam concluídas, mas mesmo assim vejo isto um bocado complicado, mas não impossível. De todas as formas os empreiteiros já devem ter entregue as calendarizações ao executivo, pelo que não haverá motivos para incumprimentos dos contratos celebrados.

Miguel Ângelo.



publicado por BaguimdoMonte às 12:37
link do post | comentar | favorito
|

12 comentários:
De BaguimdoMonte a 23 de Maio de 2006 às 00:31
Olá "Escape LIvre". Gostámos da tua primeira frase "Muito interessante...".
E achamos que fizeste bem em reescrever o teu comentário. Acabaste por trazer o mais importante.
Espero que compreendas que administrar um Blog tem destas coisas.
És sempre bem vindo. Faz com que outros - TODOS - gostem de vir cá ler-te!
... e já agora, reparaste que tivemos de cortar outros comentários?


De Escape LIvre a 22 de Maio de 2006 às 20:42
Muito interessante que o administrador do blog tenha tirado o meu comentário. deve estar feito com o coelho e não quer que digam as verdades. por isso, aqui vai mais uma vez. ONDE ESTÁ O PARQUE DE TUNNING QUE O COELHO PROMETEU NAS ELEICOES? fiquem bem


De sdsp a 20 de Maio de 2006 às 12:43
Sr. Miguel Ângelo
As pessoas de Baguim que tem alguem no cemitério de Rio Tinto também já ouviam falar nesse rumor! Forma os presidentes da junta que terão acordado isso. Curioso é que o nosso não tenha aproveitado o seu artigo para publicitar essa medida. Não deve ser muito popular e não deve interessar ao pessoal do bairro social.


De Miguel Ângelo a 20 de Maio de 2006 às 12:18
Sr. José Pinto, É com muita pena que vejo que o Sr. presidente atingiu o objectivo de desviar as atenções ao alegar falta de respeito aos defuntos, e que você foi atrás dos restantes. Volto a frisar que para execução de infra-estruturas, precisam de fazer BURACOS! Para a iluminação do cemitério idem, para a sonorização ib-idem. Muito sinceramente , nunca pensei que o Sr. fosse nessa cantiga...


De Miguel Ângelo a 20 de Maio de 2006 às 11:45
Sr. Fernando Moreira, espero ter esclarecido suas dúvidas quanto ás obras na capela mortuaria.
Relativamente aos espaços ajardinados, não me pareceu ter discordado com a implementação dos mesmos. No entanto, levanto sérias dúvidas quanto aos custos de manutenção dos mesmos e qualidade da mesma.
Atentamente,
Miguel Ângelo


De Miguel Ângelo a 20 de Maio de 2006 às 11:40
Desde já gostaria de pedir desculpas aos menos atentos, visto ter ferido os sentimentos de alguns dos leitores deste espaço, ao ter comentado dois dos items da lista de obras previstas para este ano no cemitério com uma simples palavra: buracos.
No entanto, e estando eu ligado ao ramo da construção civil, gostaria de deixar bem claro que quando me refiro a buracos, estou me a referir ás infra-estruturas, porque caso o Sr. Arquitecto não saiba infra-estruturas implicam buracos, valas ou covas, para criação de fundações, redes eléctricas ou hidráulicas .
O mesmo comentário era igualmente válido no que se refere a iluminação e sonorização do cemitério, com a agravante de ter que remover o pavimento existente, mas a ideia de prover um recinto que fecha pontualmente ás 17h00 e que é um local que se deve sereno com iluminação e som ambiente não merecia o mesmo comentário.
Afinal aquilo que os meus colegas de trabalho dizem sobre os arquitectos é pura verdade, obras não é com eles...
Aproveito igualmente para esclarecer que poderei ter errado ao presumir que o ar condicionado da capela mortuária fosse de carácter fixo e não portátil , e que consequentemente não seriam necessárias obras na mesma. No entanto, não entendo o motivo da compra de um equipamento novo para um recinto que será (ainda este ano?) demolido ou remodelado. Relativamente ao respeito que devemos ter pelas pessoas que lá se encontram ( no cemitério ) gostaria que V.Ex.ª comentasse o rumor segundo o qual as juntas de Baguim e Rio Tinto vão proceder a transladação dos restos mortais dos habitantes de Baguim enterrados em Rio Tinto para o nosso cemitério e vice versa(verdade ou pura ficção?).
Por ultimo, gostaria de deixar aqui bem claro, que não nutro por si Sr. Presidente qualquer tipo de ódio, pelo que, sempre que eu entender que o executivo tiver agido de modo apropriado para bem da freguesia, também estarei aqui para o defender.


De coralista a 19 de Maio de 2006 às 16:58
Sinceramente há coisas que não percebo. Não é bom termos um cemitério com espaços ajardinados, em vez de ser apenas um espaço cinzento e triste? Não é bom termos uma capela mortuária com ar Condicionado? Ou além da dor natural de quem lá tem que ir, ainda tem que sofrer o calor e o frio?? Obras na capela mortuária? Onde está isso escrito? Sinceramente... se calhar o problema é meu... mas ainda não vi nada de mal!! Li com atenção o mesmo plano que o Sr. Miguel Ângelo... e não vi nada merecedor de tal comentários.

Cumprimentos
Fernando Moreira


De José Pinto a 19 de Maio de 2006 às 19:25
Caros Amigos,

Antes do resto, quero pedir a todos os atentos leitores deste blog desculpa por já há algum tempo não intervir neste espaço.

Apesar de ler o blog com regularidade, as muitas responsabilidades em diversos campos não têm permitido a minha intervenção.

Gostava de aproveitar a oportunidade para convidar todos a ler e divulgar o novo jornal "VIVACIDADE", projecto empresarial em que me encontra envolvido, conjuntamente com muitas outras pessoas de Baguim e de Rio Tinto. O Jornal VIVACIDADE é, neste momento, o único jornal da cidade de Rio Tinto e precisa do carinho e paixão de todos os que defendem a expressão livre de ideias e opiniões e o relato fiel dos factos.

Para dizer a verdade, também só intervenho agora porque o meu nome foi invocado.

O Sr. Miguel Ângelo, que não conheço, apresenta aqui a lista de obras no cemitério que estão no site da junta, procedendo a alguns comentários sobre a sua pertinência e oportunidade.

Todos reconhecemos alguns dos comentários como se nossos fossem, como por exemplo quando refere a construção da nova capela, decorrendo, aparentemente em simultâneo obras na anterior.

Não subscrevo alguns dos comentários realizados, como p.e. quando pergunta - Buracos?.

No entanto, o Sr. Miguel Ângelo é um cidadão, e, em liberdade, tem o direito de emitir a sua opinião, em particular dentro de um espaço que pretende discutir Baguim do Monte.

Em relação aos comentários do Sr. Arq. Nuno Coelho, Presidente da Junta de Freguesia, também os acho despropositados. Primeiro, generaliza um comentário estritamente pessoal, do Sr. Miguel Ângelo dizendo "OS SENHORES BRINCAM". Ora, não há nenhum comentário de apoio ao artigo do Sr. Miguel Ângelo, pelo que, quanto muito, o Sr. Presidente da Junta haveria de ter escrito "O Senhor brinca..."

No que respeita aos jazigos=buracas; já disse em cima que não concordo com o comentário, mas também me parece que a reacção é excessiva.

Por outro lado, penso que o Sr. Presidente da Junta tinha obrigação de adoptar uma postura pedagógica sobre o assunto, explicando o que pretende fazer, independentemente da questão ser colocada ou não de forma legal. Penso que ganharia muito mais se o fizesse do que adoptando uma postura beligerante, que em nada o dignifica e ao executivo que dirige.

Concordo, no entanto, com o comentário do Sr. Presidente da Junta a respeito de que não se deve adoptar uma postura de "chacota" em relação ao cemitério. Como único responsável pelo que ali possa vir a acontecer, uma vez que o Cemitério é de gestão exclusiva da Junta, penso que deverá estar preocupado em gerir o melhor possível tão importante espaço.

Em relação às aulas de arquitectura, penso que não deve ser necessário. Apesar da complexibilidade da questão, acho que os utentes do espaço ainda conseguem detectar os espaços verdes, se eles lá existirem.

Mas como o Sr. Presidente é um entendido em arquitectura paisagística, eu não tenho dúvidas que o espaço vai ficar irreconhecível quando terminarem as obras. Note-se que o Sr. Presidente da Junta, além da responsabilidade que já tinha enquanto eleito para tão importante cargo, tem agora também uma responsabilidade profissional neste assunto, pois revelou a sua capacidade técnica sobre o mesmo.

Não tenho, nem nunca tive qualquer dúvida em afirmar que o Sr. Arq. Nuno Coelho, até agora, tem sido uma pessoa de bem. Não é isso que está aqui em causa, são apenas as opções e posturas políticas.

Quando neste comentário se lê "É isso que eles querem", note-se que qualquer pessoa pode escrever neste blog o que quiser, por isso, volto a escrever o que aqui já escrevi há algum tempo, é só escreverem.

Concordo com o comentário do Sr. Henrique Mota. Respeitar os defuntos é muito importante. Só queria esclarecer que eu não sou o gestor do blog. Fui convidado para escrever artigos e aceitei, mas não tenho, infelizmente, o mérito da criação e gestão do mesmo.

Só para terminar, gostaria de esclarecer que o documento que o Sr. Miguel Ângelo aparentemente leu não contém os valores orçamentados às rubricas, o que é uma pena porque assim a população não tem consciência da importância relativa (em valor) de cada um dos itens.

Cumprimentos,

José Pinto


De henrique mota a 19 de Maio de 2006 às 16:56
Meus amigos estou espantado. Senhor presidente, apesar de ser seu opositor, neste momento estou inteiramente do seu lado e acho que o senhor tem toda a razão naquilo que diz. Espanta-me a falta de civismo com que o miguel tratou do assunto do cemitério. Faço um apelo ao zé pinto para por ordem na casa e dizer aos rapazer para terem mais tento na lingua. O respeito é bonito e devemos respeitar os mortos. obrigado


De Nuno Coelho a 19 de Maio de 2006 às 12:38
Caro Miguel Ângelo,
este seu artigo comprova aquilo que tenho vindo a defender: OS SENHORES BRINCAM COM COISAS MUITO SÉRIAS !!
Os Jazigos são "buracos"? Francamente meu caro sr., tenha maior moderação quando fala em coisas deste teor.
Se o sr. tivesse coragem e dignidade solicitava à Junta de Freguesia esclarecimentos em vez de estar a falar daquilo que não sabe. Nós estamos abertos a prestar todo o tipo de esclarecimentos à população, desde que pelas vias normais e legais.
Peço-lhe uma vez mais que não faça chacota dum assunto tão sério como é o cemitério.
Com os meus cumprimentos,
Nuno Coelho
P.S.- Se quiser posso-lhe dar umas aulas de arquitectura paisagística para que fique a saber quais são os espaços ajardinados do cemitério.


De AMIGO a 19 de Maio de 2006 às 14:10
Arqtº Nuno Coelho.

Como pessoa de bem que é, e de uma pessoa que lhe quer bem por isso mesmo, por favor pare de responder a provocações. Só o fazem perder tempo e paciência. Ainda não reparou que é isso que eles querem.


De António Pinho a 19 de Maio de 2006 às 20:01
Bem, para quem ontem disse que não escrevia nem comentava mais no blog, hoje foi logo o primeiro a comentar o artigo. Se falha em pequenas coisas como a sua palavra, nem quero pensar no que pode vir a falhar na junta. Já agora, se quiser dar aulas de arquitectura paisagística, eu tenho uma escola de formação, pode-me mandar o seu cv. Bem, mas agora, já não está desempregado.


Comentar post

pesquisar
 
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Freguesia de Baguim do Mo...

Dia Mundial do Idoso em B...

Assembleia de Freguesia

Reunião Pública da Junta ...

Encontro de música tradic...

I SARAU DE DANÇA

Feira do Livro em Gondoma...

Trilhos Cruzados em Maced...

Trilhos Cruzados em Arrif...

Grupo Desportivo de Bagui...

18º Festival Nacional de ...

Bairro do Pe Américo à ve...

Estrelas de Baguim vence ...

Reunião Pública da Junta ...

Pe. Vieira Cavadas: 50 an...

links
arquivos

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

as minhas fotos
blogs SAPO
subscrever feeds