Espaço de convívio e partilha de notícias e opinião entre baguinenses e/ou sobre Baguim do Monte. Blog que se pretende plural alimentado por co-autores. Envio de notícias ou artigos de opinião para publicação: BaguimdoMonte@sapo.pt
Domingo, 2 de Julho de 2006
Metro de Gondomar "à custa de Baguim do Monte"?

A linha de metro de Gondomar, aprovada em Conselho de Ministros em 2003, e que deveria ter ficado pronta em 2006, sofre, agora, um novo revés. Poderá avançar até Rio Tinto, Lourinha, ficando adiado o restante traçado, até ao centro do concelho, para reformulação do traçado.

Em causa está a ligação entre Lourinha e Gondomar porque se entende que, ao contrário do troço entre Campanhã (Porto) e Rio Tinto (Lourinha), atravessa zonas de baixa densidade populacional e os tempos de percurso de maior procura são gradualmente menos competitivos quando comparados com outros meios de transporte.

"As linhas devem aproximar-se tendencialmente de zonas densamente povoadas", realçou Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, defendendo ainda que "se um traçado estiver bem servido por autocarro e exista um grau de satisfação adequado, não será, com certeza, um investimento prioritário fazer uma linha do metro".



publicado por asousa_mendes às 11:05
link do post | comentar | favorito
|

5 comentários:
De RTC a 18 de Setembro de 2009 às 23:23
Parabéns pelo blog.
Queiram por favor corrigir o link dos Independentes Rio Tinto para riotintoconcelho.blogspot.com

Obrigado


De JFigueiras a 31 de Julho de 2006 às 16:53
Do Jornal de Notícias de 20060728:
"O metro do Porto não saiu do papel no que toca a Gondomar e à Boavista. Se alguém tem responsabilidade nos atrasos é o Conselho de Administração da Metro. Se tivesse ouvido o que o PS dizia há quatro anos, já tinha resolvido o problema . A Metro do Porto andou a brincar aos projectos. Nunca lhe faltou meios financeiros, mas visão para estruturar uma rede que servisse as populações e não cedesse a interesses locais. Em relação a Gondomar, o PS sempre defendeu que a linha era rentável e prioritária até Rio Tinto/ Baguim. Dissemos também que era necessário estudar uma alternativa para Campanhã/Valbom.
Os estudos da Faculdade de Engenharia vão de encontro às posições do PS."

E nós, Baguinenses, continuamos a não perceber o que é que o PS pensa...
Primeiro, o P.S. diz que a linha é rentável até Rio Tinto/Baguim. Aquela barra "/" quererá dizer "até Rio Tinto - e fora com Baguim?", ou acham que Rio Tinto é da cidade de Baguim?
Se mais abaixo dizem que o estudo vai de encontro às suas posições... - pois fiquem a ser que também vai DE ENCONTRÃO às necessidades e justos interesses de Baguim.
Expliquem-se.
É que nós, Baguinenses, continuamos a não perceber o que é que o PS pensa...


De Anónimo a 25 de Julho de 2006 às 11:33
CDU de Gondomar exige o metro.
Comunistas consideram que mais atrasos no projecto são inadmíssíveis.
Os comunistas de Gondomar mostraram-se insatisfeitos com as declarações da secretária de Estado dos Transportes acerca do impasse na linha do metro para Gondomar. Querem que a obra avance servindo toda a área urbana do concelho e formando um arco entre Campanhã e as Antas.
“A CDU não aceita mais atrasos na construção da linha do metro para Gondomar”. É esta a posição dos comunistas de Gondomar, divulgada ontem, em conferência de imprensa na sede do partido. Maria Olinda Moura, representante dos comunistas na Assembleia Municipal do concelho, lamentou “o atraso no desenvolvimento da linha do metro”, entendendo a situação “como mais uma manobra do Governo Sócrates para adiar a sua construção até Gondomar”. A comunista sublinhou, ainda, a posição do Partido Comunista quanto às soluções, que considera as melhores para ultrapassar o atraso. “A cobertura total da parte urbana pelo metro é a prioridade da CDU, porque facilita a mobilidade interna”, realçando que “os gondomarenses tem dificuldades em movimentarem-se no concelho com transportes públicos”. Segundo Maria Olinda Moura, “é fundamental que a linha do metro para Gondomar sirva toda a área urbana do concelho”, ou seja, “Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres, S. Cosme e Valbom”, formando, assim um arco entre Campanhã e as Antas. Deste modo, “75 por cento da população gondomarense seria servida pelo metro”. Para os comunistas as “carreiras são escassas, não abrangem os conselhos limítrofes e têm imensos custos para os utentes”.


De Manuel Pinto a 6 de Julho de 2006 às 20:07
Caros Amigos, este assunto do metro é muito complicado e cada um tem a sua ideia e opinião. No entanto, não podemos ficar contentes, pois mais uma vez, Baguim do Monte, ficou esquecido em detrimento de Rio Tinto. Segundo um estudo que os presidentes de junta de Rio Tinto e de Baguim fizeram, o trajecto da Linha C, a linha de Gondomar, era um trajecto que não trazia rentabilidade nem era benéfico para as populações das duas freguesias, e consequentemente para Gondomar. Deste estudo saiu uma carta, assinada pelos dois presidentes, para a secretária de estado dos transportes. Este estudo foi feito em Janeiro de 2006, o que veio ao encontro das recomendações do professor Álvaro Costa (FEUP), como noticiou o JN no passado dia 30 de Junho.
No entanto, neste mesmo estudo, o professor Álvaro Costa recomendava que se devia fazer a linha até à Lourinha (Rio Tinto), que assim beneficia a população de Rio Tinto. Segundo o JN do dia 30 de Junho, o presidente da Junta de Rio Tinto, Marco Martins, aplaude a ideia de se construir, de imediato, a linha do metro entre Campanhã e Lourinha, concordando que o resto do percurso deve ser repensado. O que é que nos leva a pensar tal afirmação? Eu "estou servido e o resto que se lixe"...
Mas o que preocupa mais, é o silêncio do presidente da junta de Baguim, do seu executivo, e das duas bancadas representadas na assembleia de freguesia, PS e PSD, sobre este assunto e como o mesmo afecta a população de Baguim, que todos os dias tem de se deslocar para o Porto e muitos, para Gondomar. Mas certamente, que todos eles andam de carro e não sentem as dificuldades, e o tempo que um baguinense perde para se deslocar para o Porto, Gondomar e outros concelhos.
Cumprimentos


De Anónimo a 6 de Julho de 2006 às 16:19
O adiamento desse restante traçado, foi largamente aplaudido, pelo Presidente da Junta de Rio Tinto, claro, Baguim do Monte que espere, o Presidente da Junta de Baguim, como sempre não comenta,pelo menos não o fez, no dia em que a noticia saiu no diário, " Jornal de Noticias", será que tem medo do Marco Martins? Ou estará ocupado na realização do torneio de futsal? Ou na construção do campo para o Baguim do Monte? Agora os Baguinenses, só serviram para o colocar na Junta,para lutar por eles, nada.Também que se esperava!!! Um Presidente que vira as costas aos seus deputados da Assembleia de Freguesia, quando os vê na rua, só porque, votaram contra, e obriga a demitir outros, porque não têm estatuto de DR. , e depois diz que roubou o Partido, que se espera dele?
Olhem quem esta certo, é o Administrador do Blog " Baguim oculto" leiam, vão gostar.
www. baguimoculto.blogs.sapo.pt


Comentar post

pesquisar
 
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Freguesia de Baguim do Mo...

Dia Mundial do Idoso em B...

Assembleia de Freguesia

Reunião Pública da Junta ...

Encontro de música tradic...

I SARAU DE DANÇA

Feira do Livro em Gondoma...

Trilhos Cruzados em Maced...

Trilhos Cruzados em Arrif...

Grupo Desportivo de Bagui...

18º Festival Nacional de ...

Bairro do Pe Américo à ve...

Estrelas de Baguim vence ...

Reunião Pública da Junta ...

Pe. Vieira Cavadas: 50 an...

links
arquivos

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

as minhas fotos
blogs SAPO
subscrever feeds