Espaço de convívio e partilha de notícias e opinião entre baguinenses e/ou sobre Baguim do Monte. Blog que se pretende plural alimentado por co-autores. Envio de notícias ou artigos de opinião para publicação: BaguimdoMonte@sapo.pt
Sábado, 21 de Janeiro de 2006
Largo de S. Brás com nova decoração
À falta de melhor, alguém entendeu que tornaria mais bonito o largo de S. Brás com uma fita avisadora de obras na frente do seu cruzeiro.
E depois adornou-o ainda mais com umas tabuletas que, pensava toda a gente, seriam para pedir que não pisassem a relva, ou que não levassem para lá os cães a passear e sujar, o que deveriam fazer em casa. Também não interessava incomodar os donos!
Não! As ditas tabuletas estão lá a avisar que aquilo é espaço da Junta de Freguesia (pensava eu que era no povo de Baguim).
Claro que toda a gente sabe -toda?! - que aquele cruzeiro não será nenhuma especialidade nem raridade. Existem dezenas deles por esse país fora. Mas é o nosso.
Limpá-lo, rodeá-lo com relva, por-lhe um holofote, num fundo realçá-lo, isso sim. Agora vedá-lo com aquelas fitas...
Mesmo quando se prepara algo de interessante para esse espaço, apesar de não vermos qualquer placa publicitária.
Aproxima-se a festa mais importante de Baguim do Monte, a festa ao padroeiro da Igreja, S. Brás, a 3 de Fevereiro. Uma festa que já ultrapassou há muito os limites da freguesia e do concelho. Virá a Baguim, para a festa, como de costume, muita gente, mais gente do que os eleitores de Baguim...
Sabemos que até esse dia as lindas fitas serão substituidas por algo mais interessante de se ver.
Agora, apresentar essa novidade em plena festa e à hora (e passagem?) da procissão... terá direito a paragem e bênção?...
Estas misturas não me agradam particularmente... Será que a Junta se quer substituir à Comissão de Festas, à Confraria de S. Brás, que desde sempre tem organizado esta festa?...


publicado por BaguimdoMonte às 11:41
link do post | comentar | favorito
|

12 comentários:
De ana goncalves a 3 de Fevereiro de 2010 às 11:33
Carrísimos,
Tendo em conta que este blog destina-se "à partilha de notícias e opinião entre baguinenses e/ou sobre Baguim do Monte", venho expressar o meu desagrado sempre que tenho que passar pela principal artéria de Baguim do Monte, isto é, a ligação sentido Santa Rita até Vale Ferreiros.
A estrada está uma miséria...para me desviar dos buracos tenho três hipoteses ao me enfio para a valeta/passeio ou vou para a faixa contrária ou por último passo por cima dos buracos!!!
Até à data ainda não ouve nenhum azar... e se algum dia ouver a quem peço responsabilidades ??
O ideal mesmo era colocarem um tapete novo e não andarem a remendar, o chamar "tapar o buraco"!
Espero que este meu desabafo seja encarado como estímulo na procurara satisfazer todos os baguinenses e os seus visitantes, pois dá má imagem à freguesia estradas tão desleixadas.
Com os melhores cumprimentos, Ana Gonçalves.



De Anónimo a 23 de Janeiro de 2006 às 16:53
Tendo em conta que o actual presidente da junta, enquanto candidato, utilizou o largo da Capela de Santo António para fazer um comício e se fez passar por Comissão de Festas, não me espanta que tente agora ter benefícios políticos com a Festa de S. Brás.... Esperemos que não para não passar uma imagem má e errada a todos quantos visitem a nossa freguesia por esta altura. C.
</a>
(mailto:cgonçalves@hotmail.com)


De Anónimo a 23 de Janeiro de 2006 às 21:01
Cala-te C, quem és tu, para criticar o que faz ou ou não, o actual executivo da junta? Este presidente já fez mais em 3 meses do que o serafim silva fez no último mandato. O Nuno é um jovem muito simples, honesto e trabalhador. É um Baguinense de corpo e alma, que luta pela sua terra. Já agora, C, o que fizeste tu pela tua terra?Alvaro Campos
</a>
(mailto:alvaro.campos@mp.pt)


De Anónimo a 24 de Janeiro de 2006 às 09:29
Caro Álvaro Campos,

A sua mensagem seria perfeitamente licita e dentro do espirito do observatório se não começasse com o "Cala-te C".

Num espaço livre e de discussão aberta não me parece muito democrático que se mande calar seja quem for.

Cumprimentos,

José Pinto José Pinto
(http://www.cds-pp-baguim.org)
(mailto:josepinto@cds-pp-baguim.org)


De Anónimo a 24 de Janeiro de 2006 às 09:43
Desculpem, mas até me esqueci do resto do conteúdo... da mensagem.....

Quanto ao que o presidente fez ou não, penso que será muito cedo para avaliar, mas acho impossível até fisicamente que tenha realizado tanta obra em tão pouco tempo.... No entanto, se quiser descrever as obras realizadas pelo Presidente da Junta, terei muito gosto em mudar de opinião.

Quanto às caracteristicas do Presidente, apesar de adversário politico, daquilo que o conheço, concordo que é honesto, trabalhador, e que gosta da sua terra. No entanto, não é isso que faz com que seja ou não competente para o exercico das funções de presidente da junta......

Qualquer pessoa que intervêm neste espaço está a discutir o futuro da terra e, no limite, já está a fazer alguma coisa. Não conheço o C. Gonçalves, pelo que não posso abonar quais foram as realizações que já terá feito, mas também acho que o mais importante não é o que já se fez ou não mas sim aquilo que podemos e queremos fazer.

Cumprimentos,

José Pinto
Jose Pinto
(http://www.cds-pp-baguim.org)
(mailto:josepinto@cds-pp-baguim.org)


De Anónimo a 24 de Janeiro de 2006 às 10:41
Ó Álvaro Campos (isto cheira-me a Fernando Pessoa - mas se calhar nem sabes quem foi...).
Discute, dá notícias, contradiz, mas não mandes calar. Sabes, já passaram trinta anos, pá.
Também, se calhar não te lembras desse tempo, ou porque ainda nem eras nascido, ou estarias bem acomodado, ou a mandar calar os outros. Como agora ainda se faz no teu partido, pá.
E quanto a perguntar o que é que os outros fizeram pela nossa terra, pá, tem cuidado! Olha que há uma boa dúzia de baguinenses que fizeram e fazem muito mais pela nossa terra, do que qualquer partido todo juntinho.
E quanto ao Nuno (eu também o conheço assim!), quanto ao senhor presidente, confirmo a boa pessoa que é.Jose Figueiras
</a>
(mailto:jfigueiras@hotmail.com)


De Anónimo a 24 de Janeiro de 2006 às 10:57
Sr. Álvaro Campos, em 1º lugar ninguém criticou o executivo da Junta, critiquei sim a postura que o candidato do PS tomou nas campanha para as eleições autárquicas. 2º, Se quer tanto defender o Sr. Nuno Coelho faça-o de forma positiva e construtiva não com ataques baixos. 3º, Estou certo que todos os baguinenses querem o melhor para a sua terra, pelo menos eu quero e o Senhor? Já que é tão próximo do Sr. Nuno Coelho diga-nos o q está a ser preparado para o largo de S. Brás. Cumprimentos, C.C.
</a>
(mailto:cgonçalves@hotmail.com)


De Anónimo a 24 de Janeiro de 2006 às 11:19
O arranjo para o Largo de S. Brás está referido no site da Junta: - www.jf-baguim-monte.com - Em notícias, podemos ver o Programa das Festas de S. Brás - como é que a Junta o tem, antes ainda dos cartazes estarem afixados? - daí a questão do "entendimento" Junta/Paróquia... - diz a certa altura: "15.00 h: Procissão Inauguração do Arranjo Floral alusivo ao Brasão da Freguesia (Largo de São Brás)" - procissão e inauguração ao mesmo tempo?, e terá direito a paragem da procissão? e será que vai ter bênção?Jose Figueiras
</a>
(mailto:jfigueiras@hotmail.com)


De Anónimo a 26 de Janeiro de 2006 às 18:24
Caros Baguinenses,
gostaria de deixar também aqui o meu testemunho enquanto leitor deste espaço de discussão livre e aberta. Convido todos a irem ver o arranjo floral executado no Largo de S. Brás e depois reajam ao que viram. A Junta de Freguesia nunca se irá "impor" a ninguém", no entanto tudo o que está programado para as festas do S. Brás está feito em sintonia TOTAL com a Confraria, Comissão de Festas e com o Padre Borges. Se quiserem mais informações p.f. perguntem directamente ao nosso Pároco.
Quanto a mim, enquanto cidadão, posso dar a certeza de que gosto MUITO da minha Freguesia; enquanto presidenta de Junta, estou inteiramente disponível para receber na Junta e debater qualquer assunto de interesse da "nossa terra". Antes de conhecerem pessoalmente as pessoas, não façam delas juízos de valor.
Com os melhores cumprimentos, Nuno Coelho Nuno Coelho
</a>
(mailto:jf-baguim-monte@mail.telepac.pt)


De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2006 às 00:12
As flores até estão bonitas, enquanto ninguêm as estragar ou secarem.... Agora, pelos que aqui leio, o Sr. Padre autorizou um discurso politico e uma inaugaração a MEIO de uma procissão. Se foi assim que aconteceu, parece-me que o Sr. Padre hà-de ter muito que explicar aos seus superiores, porque não acredito que a Igreja Católica autorize que um politico possa interremper um acto religioso para fazer qualquer inauguração de uma coisa que naqda têm a ver com a fé e com a Igreja.
Clara Marques
</a>
(mailto:clarammarques@ctt.pt)


Comentar post