Espaço de convívio e partilha de notícias e opinião entre baguinenses e/ou sobre Baguim do Monte. Blog que se pretende plural alimentado por co-autores. Envio de notícias ou artigos de opinião para publicação: BaguimdoMonte@sapo.pt
Sexta-feira, 4 de Novembro de 2005
Coligação PSD/CDS diz que o povo se enganou em RIO TINTO!
O apelo ao voto no último e nos independentes em Gondomar pode ter condicionado fortemente os resultados eleitorais e, por consequência, os mandatos dos partidos neste concelho podem não reflectir a vontade do povo.

Tal é particularmente visível na freguesia de Rio Tinto.

Nesta Freguesia, o apelo ao voto no “último” e nos Independentes são apontados por responsáveis da coligação "Viver Gondomar" como as principais razões para a vitória do Partido Socialista.

De facto, analisando os resultados, o Bloco de Esquerda (último) obtém mais 688 votos (1787-1099) para a Assembleia de Freguesia do que para a Câmara Municipal e o movimento Independente RTC - Rio Tinto a Concelho obtém mais 1635 votos do que nas anteriores eleições autárquicas (3139-1504).

Estes dois valores somados dão um “engano do povo” de 2,323 votos, valor mais do que suficiente para que a coligação "Viver Gondomar" em Rio Tinto tivesse ganho as eleições com uma maioria absoluta, perto dos 44% e com a maioria da Assembleia de Freguesia.

Face aos resultados apurados, o PS fica com 7 mandatos, bem como a coligação "Viver Gondomar", que elege 6 representantes do PSD e 1 do CDS-PP.

O Presidente da Junta é, no entanto, o cabeça de lista do PS, pois obteve mais 262 votos do que a coligação "viver gondomar".

O Movimento RTC fica com 3 mandatos, o PCP e o BE com 2, estando assim distribuídos os 21 mandatos.

Será muito interessante seguir as Assembleias de Freguesia, com tanta diversidade de opiniões e representantes de tantas forças políticas com ideias diferentes; sendo o aspecto mais interessante (para os comentadores politicos....) a inexistência de uma maioria absoluta.

Esperamos que o "engano do povo" não seja prejudicial à freguesia de Rio Tinto, pois o seu desenvolvimento é indispensável e indissociável do desenvolvimento de Baguim do Monte.

Cumprimentos,

José Pinto

josepinto@cds-pp-baguim.org


publicado por BaguimdoMonte às 18:05
link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Anónimo a 8 de Novembro de 2005 às 13:00
Engraçado!
Então agora que os eleitores mais que duplicarama a votação no RTC - Independentes por Rio Tinto Concelho, enganaram-se.

Espantoso!

Enganados andam a ser desde há muito por outras forças políticas e começam a abrir os olhos .

Quando a força "Valentim" ,acéfala, mas hegemónica em Gondomar, "independente" pela força das circunstâncias (e que trouxe atá má conotação aos verdaddeiros independentes...) desaparecer , e isso acontecerá um dia , o RTC continuará a existir e mais fácilmente consquistará votos ocupando o vazio que essa força deixar!
Como diria o outro ...é já a seguir !JB
</a>
(mailto:barbosavw@mail.telepac.pt)


De Anónimo a 10 de Novembro de 2005 às 19:18
Olá,

O comentário que realiza em nada altera a análise feita.

É um facto que o RTC aumentou substancialmente a sua votação, quanto às origens desse aumento, limitei-me a escrever o que foi dito por pessoas que disseram coisas como "Ah! Então os independentes não era a lista do Valentim?" ou "Pensei que os independentes fossem os do major".

Isto ouvi eu de algumas pessoas. Não quer dizer que todo o aumento de votação no RTC provenha daqui, mas que alguns votos têm esta origem, não tenho duvida nenhuma.

Quanto ao RTC, não entendo um movimento que pretende criar um novo concelho mas que não apresenta listas em todas as freguesias em que o novo concelho pode vir a ser criado.

Já agora, a tí­tulo de curiosidade, refira-se que um dos mais graves problemas do paí­s é o excesso de concelhos e juntas de freguesia, que, comprovadamente não significam que a população seja melhor servida.

Não quero com isto dizer que Rio Tinto não possa ser um concelho, no entanto a preocupação primária dos cidadãos contribuintes deve ser a extinção de concelhos e não a sua criação.

Cumprimentos,

José Pinto

CDS PP Baguim

Jose Pinto
(http://www.cds-pp-baguim.org)
(mailto:josepinto@cds-pp-baguim.org)


Comentar post