Espaço de convívio e partilha de notícias e opinião entre baguinenses e/ou sobre Baguim do Monte. Blog que se pretende plural alimentado por co-autores. Envio de notícias ou artigos de opinião para publicação: BaguimdoMonte@sapo.pt
Terça-feira, 3 de Janeiro de 2006
Assembleia de Freguesia de Rio Tinto aprova Orçamento e Plano de Actividades
Realizou-se, no passado dia 30 de Dezembro a Assembleia de Freguesia de Rio Tinto.

O Presidente da Assembleia de Freguesia iniciou os trabalhos explicando que, por despacho do Tribunal, os deputados da Assembleia de Freguesia de Rio Tinto são, definitivamente, 21.

No período de "Antes da Ordem do Dia" foram apresentadas 4 moções, além de diversos problemas concretos que os deputados explicitaram.

Duas das moções dizem respeito directamente a Baguim do Monte, uma vez que o seu objectivo é, mais uma vez, para que se realizem todos os esforços para conduzir à criação do Concelho de Rio Tinto.

Dado que uma foi apresentada pelo Partido Socialista e outra pelo Movimento RTC e dada a semelhança das mesmas, foram, para efeitos de votação, transformadas numa só.

Da discussão destaca-se a posição do PSD que considera que o assunto deveria estar na Ordem do Dia e, dada a sua importância, nascer da discussão com todos os partidos políticos.

Também se destacou a intervenção do deputado do CDS/PP, que explicou que tal moção deveria nascer da vontade das duas freguesias envolvidas - Baguim do Monte e Rio Tinto e ainda que deveria partir de um grande consenso entre todas as forças políticas e representantes das mesmas nas duas freguesias.

Colocada à votação, foi a moção aprovada com o voto contra do representante do CDS/PP e com a abstenção do PSD, tendo as restantes forças políticas votado favoravelmente.

Como referido, foram votadas outras duas moções, uma relativa á despoluição e desentubamento do Rio Tinto e outra relativa á diminuição para as taxas mínimas das taxas do IMI, ambas aprovadas.

Entraram então os deputados na discussão do plano de actividades e orçamento da junta de Freguesia de Rio Tinto, que monta a cerca de um milhão de Euros.

O Presidente da Junta fez uma breve apresentação sobre os aumentos e diminuições que ocorrem nas verbas das receitas e das despesas, tendo explicado o orçamento com algum detalhe. No entanto, para quem não conhecia os documentos, a compreensão revelou-se difícil, pois o Sr. Presidente limitou-se a expor percentagens de subidas e descidas, sem os valores absolutos.

Passando á discussão dos documentos, foi salientado por alguns deputados que o orçamento era razoável, mas que o plano de actividades deixava muito a desejar, pretendendo votar os documentos de forma separada, pretensão que não foi aceite pela maioria.

A votação foi realizada, tendo votado contra os deputados do CDS (1) e do PCP (2). Abstiveram-se os deputados do RTC (3) e do PSD (6) e votaram favoravelmente os deputados do PS (7) e do BE (2).

Foi, de seguida, votada uma alteração ao regulamento da Assembleia de Freguesia, no sentido de que as intervenções do público ocorram logo no inicio dos trabalhos e não no fim, como têm vindo a ocorrer, que foi aprovada com os votos favoráveis do PCP, do BE, do RTC e do PS (14 votos). O PSD e o CDS/PP votaram contra (7 votos)

No período destinado à intervenção do público, destacou-se a interpelação de um jovem, que questionou a Assembleia e o Sr. Presidente da Junta acerca da política de Juventude que este pretende vir a desenvolver, uma vez que não encontrou na exposição do Sr. Presidente nenhum valor orçamental orientado para tais políticas.

O Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia questionou o Sr. Presidente do Executivo, que declinou responder naquele momento, tendo dado indicação que mais tarde e noutro ambiente informaria o jovem sobre a sua política de juventude.

A Assembleia de Freguesia de Rio Tinto terminou pelas duas horas e trinta da manhã, tendo-se assistido a um debate político vivo e interessante.



publicado por BaguimdoMonte às 13:19
link do post | favorito

De Anónimo a 18 de Janeiro de 2006 às 09:27
Caro A. Sousa,

De facto a Cidade de Rio Tinto é composta por Baguim e Rio Tinto. O CDS-PP, como ficou patente na sessão da Assembleia de Rápublica, é de opinião (quer em Baguim quer em Rio Tinto) que só ouvindo a população e verificando o seu acordo se pode avançar com semelhante pretensão.

Pessoalmente, não acredito na criação de qualquer novo municipio. É evidente para qualquer privado que paga impostos que cada manicipio absorve valores astronómicos para conseguir funcionar.

Na minha opinião, devia o país diminuir de trezentos e tal municipios para cerca de 100 e das quatro mil e tal freguesias para algumas mil; colocando os sistemas de informação a servir de facto as populações.

Reparem que, só nas freguesias, o Estado Gasta inultimente 1,500 Mil Milhões de Euros (mais de metade do orçamento em despesas correntes improdutivas); ou seja com dois anos destas despesas pagavamos um aeroporto da OTA.

Cumprimentos,

José PintoJose Pinto
(http://www.cds-pp-baguim.org)
(mailto:josepinto@cds-pp-baguim.org)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar
 
Outubro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Freguesia de Baguim do Mo...

Dia Mundial do Idoso em B...

Assembleia de Freguesia

Reunião Pública da Junta ...

Encontro de música tradic...

I SARAU DE DANÇA

Feira do Livro em Gondoma...

Trilhos Cruzados em Maced...

Trilhos Cruzados em Arrif...

Grupo Desportivo de Bagui...

18º Festival Nacional de ...

Bairro do Pe Américo à ve...

Estrelas de Baguim vence ...

Reunião Pública da Junta ...

Pe. Vieira Cavadas: 50 an...

links
arquivos

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

as minhas fotos
blogs SAPO
subscrever feeds